Como acompanhar a cotação do Bitcoin de forma simples?

Para quem compra e vende criptomoedas, acompanhar a cotação do Bitcoin é uma ação importante e que deve ser feita com regularidade. Afinal, esta moeda digital está em fase de consolidação e a sua negociação é também uma forma de investimento.

Mas, muito além de conhecer os principais canais onde isso pode ser feito, é fundamental que você entenda o cenário por completo, sabendo por que esta moeda ainda é volátil e como você deve agir quando houver alta ou baixa em seu valor.

Por que a cotação do Bitcoin muda ao longo do tempo?

Assim como acontece com qualquer moeda e ativo, o valor do Bitcoin muda ao longo do tempo. Olhando historicamente, este criptoativo nasceu como forma de troca entre pessoas (peer to peer) e bastante restrita. Com sua disseminação em todo o mundo, porém, surgiu a necessidade de compará-la ao dólar e a outras moedas tradicionais.

Existem, porém, algumas diferenças ao comparar sua cotação com a do Real, a do Dólar ou a do Euro, por exemplo. Apesar de todas  as moedas seguirem a lei da oferta e da demanda, há dois aspectos fundamentais que diferenciam a cotação do Bitcoin e de outras criptomoedas em relação ao modelo tradicional.

Um deles tem relação ao horário de funcionamento do mercado. Enquanto a cotação de moedas tradicionais está relacionada ao período de operação de pregões, o mercado das moedas digitais se mantém ativo 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Isso confere ainda maior volatilidade ao Bitcoin.

Somado a isso, o Bitcoin passa por um período de consolidação. Até pouco tempo, ele era restrito a mineradores ou a entusiastas de tecnologia. Hoje, qualquer pessoa pode comprar e vender Bitcoin facilmente, usando um aplicativo para celular. Por esta razão, naturalmente, ele teve grandes picos durante o período em que se popularizara e, posteriormente, baixas que ajustaram seu valor de acordo com a oferta e a demanda. Cabe lembrar que há, atualmente, uma demanda esperada para o Bitcoin, pela entrada de capital institucional e pela entrada da bolsa de Nova York neste mercado.

Principais canais para acompanhar a cotação do Bitcoin

Para estar ciente sobre como se movimenta o valor desta criptomoeda, é possível acompanhar a cotação do Bitcoin em diferentes canais de informação nacionais e nacionais. Abaixo listamos alguns deles:

BitValor

Portal brasileiro onde é possível acompanhar a cotação do Bitcoin, com valores detalhados para compra e venda nas principais empresas para negociar este criptoativo no Brasil.

CoinMarketCap

No site CoinMarketCap, você tem acesso à cotação do Bitcoin e de outras moedas digitais, bem como a relatórios importantes sobre tendências deste mercado.

Portal do Bitcoin

Canal brasileiro com notícias e informações sobre Bitcoin e outras criptomoedas. É possível acompanhar a cotação do Bitcoin neste painel.

Bitcoincharts

Canal internacional que reúne dados sobre criptomoedas, seus históricos e também informações técnicas sobre cada uma delas. Você pode filtrar no gráfico o que deseja analisar.

Iniciante no mundo das criptomoedas? Siga este caminho!

Uma preocupação comum para quem acompanha a cotação do Bitcoin é poder comprar e vender esta criptomoeda conforme seus picos de baixa e alta. Se você está dando seus primeiros passos em negociação de ativos digitais, entretanto, nossa recomendação é que não se preocupe com isso.

Ao tentar seguir as tendências do Bitcoin, muitos investidores iniciantes acabam perdendo oportunidades e até parte do capital. Por isso, considerando a volatilidade desta moeda, o melhor caminho a seguir é diversificar os aportes ao longo do tempo, mitigando riscos.

Isso significa que, se o objetivo for negociar R$ 1.200,00 ao longo de um ano, por exemplo, o melhor é comprar R$ 100,00 de parcelas de Bitcoin em uma data fixa todos os meses, ao contrário de tentar identificar uma oportunidade e correr o risco de comprar Bitcoin por um valor mais alto.

Lembrando que, idealmente, o investimento se torna mais vantajoso se considerarmos maior prazo para retirada. Nossa recomendação é que você compre Bitcoin regularmente, todos os meses, e pense em vender apenas depois de um período mínimo de 1 ano.

Negociando Bitcoin no app Obit

Ao negociar Bitcoin, a Obit encontra a melhor oportunidade no mercado internacional para você. Baixando nosso app para iOS ou Android, você se aproxima do mundo. Em cada negociação, nosso aplicativo identifica a melhor cotação, obtendo o valor mais competitivo do mercado na maioria das transações.

Nosso objetivo é tornar sua experiência mais simples, sem que precise acompanhar múltiplas corretoras e sem se preocupar em gerenciar múltiplas carteiras de Bitcoin. Se negocia ou está pensando em começar a negociar Bitcoin, baixe nosso app e conheça uma nova experiência com ativos digitais!

Tem mais dúvidas sobre cotação de Bitcoin? Deixe sua pergunta nos comentários deste artigo!

Deixar um comentário